terça-feira, 1 de março de 2016

São Paulo (SP) - Formatação pelas Regras Normas da ABNT 2016


Veja as principais normas da ABNT para TCC, Monografias e Trabalhos Acadêmicos.

Fundamentais para formatação de trabalhos acadêmicos, como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), as normas técnicas são obrigatoriamente exigidas pelas universidades e faculdades e costumam tirar o sono de muitos estudantes.  

Por que você deve formatar seu TCC Monografia?

No Brasil, as normas são reguladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e tem a função de uniformizar e organizar a apresentação. Esta uniformização pode garantir credibilidade e segurança aos trabalhos de pesquisa, já que cria um padrão que poder ser facilmente reconhecido por pesquisadores no país e até no exterior.  

Mais informação sobre o órgão responsável pela normalização técnica, a ABNT, acesse: www.abnt.org.br





Manual de Normalização e Orientação de Trabalhos

Para adequar seu trabalho às normas, além de ter conhecimento sobre as regras gerais da ABNT, você deve estar ciente de que detalhes como o tipo ou tamanho de fonte pode variar de uma universidade para outra, já que algumas instituições fazem recomendações próprias quanto à formatação. Por isso, também é indicado consultar o Manual ou Guia de Normalização/Normatização de sua universidade.


ABNT e as normas para 2016:

NBR 14724 de 2011 é considerada aqui como “normas de 2016”. De acordo com a ABNT, “esta norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros)”.


Abaixo, está um breve resumo para ajudar na formatação do seu trabalho.

  
Estrutura do Trabalho Acadêmico ABNT 14724/2011

Capa: Elemento obrigatório. Deve conter: nome da instituição; nome do autor, título do trabalho, subtítulo (se houver); local (cidade) e ano de depósito (entrega).
  

Folha de rosto: Também obrigatório. Os elementos devem ser apresentados na seguinte ordem: a) nome do autor; b) título;) subtítulo, se houver; d) número do volume, se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo obtenção volume; e) natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; f) nome do orientador e, se houver, do coorientador; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; h) ano de depósito (da entrega).

Folha de avaliação: (obrigatório) Deve ser inserida após a folha de rosto, constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se obtenção houver), natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração) data aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes banca examinadora devem ser colocadas após a aprovação.

Resumo: Elemento obrigatório, o resumo é um texto com no mínimo 150 a 500 palavras, que apresenta de forma concisa pontos importantes do texto. Após o texto do resumo, devem constar as palavras-chaves do trabalho.

Sumário: Elemento obrigatório, o sumário deve conter a enumeração e respectivas seções do trabalho. Não são enumerados os elementos pré-textuais (Capa, folha de rosto, resumo).

Introdução: Aqui são apresentados os temas tratados no trabalho acadêmico, os objetivos e os motivos da elaboração.

Desenvolvimento: Parte principal do trabalho, o desenvolvimento é divido em seções e subseções. O texto deve ser produzido de forma detalhada e completa.
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Conclusão: Parte final do texto, o autor deve apresentar os resultados correspondentes aos objetivos e hipóteses. 



Regras Normas da ABNT para Formatação 

Formato

Os textos do trabalho devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm).

Margens

As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm. Recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, com exceção de citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

Espaçamento

Todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

Na folha de rosto e na folha de aprovação, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.

Notas de rodapé

As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor.

Indicativos de seção

O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

Títulos

Os títulos, sem indicativo numérico – errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s) – devem ser centralizados.

 Numeração

Elaborada conforme a ABNT NBR 6024. A numeração progressiva deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou sublinhado e outros, no sumário e, de forma idêntica, no texto.

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