quinta-feira, 30 de junho de 2016

DICAS de REVISÃO ORTOGRÁFICA GRAMATICAL TCC MONOGRAFIA SP

  
Revisão de Português TCC Monografia
Confira Dicas de Revisão de Trabalhos

REVISÃO ORTOGRÁFICA GRAMATICAL DE TCC MONOGRAFIA


A revisão ortográfica e gramatical de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é, muitas vezes, negligenciada por boa parte dos estudantes. Muitos acabam deixando para a última hora e, inevitavelmente, erros de português, gramaticais e ortográficos acabam sendo decisivos na nota final do seu TCC, Monografia, Dissertação ou Artigo Científico. 

Por se tratar de um trabalho com grande quantidade de texto, é impossível que não exista um erro sequer. Por isso, é importante que o estudante procure ajuda de um revisor de textos, com experiência em textos acadêmicos, que faça a revisão ortográfica e gramatical do seu trabalho.

Agora, para você que ainda está escrevendo ou acabou de escrever seu trabalho acadêmico, preparamos uma lista com dicas úteis de como revisar seu TCC ou Monografia para conclusão de curso. Confira!


1. NÃO CONFIE SOMENTE NO CORRETOR ORTOGRÁFICO

Nem todos os erros ortográficos são identificados pelo corretor e boa parte dos editores de textos ainda não contemplam as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Além disso, palavras como, por exemplo, "duvida" e "dúvida" estão corretas, mas possuem significados diferentes.

2. VERIFIQUE A NOVA ORTOGRAFIA

Desde janeiro deste ano, as regras do Novo Acordo Ortográfico são obrigatórias em todo o país. É imprescindível que o estudante saiba das novas regras e as use, não só nos textos acadêmicos, mas na linguagem escrita em geral. Outra dica importante é a substituição de uma palavra por uma sinônima, quando houver dúvida quanto à grafia.


Fonte: Guia do Estudante – Editora Abril.

3.  PONTUAÇÃO

O uso adequado de vírgulas pode fazer a diferença em seu trabalho acadêmico. Por isso, você deve checar se a pontuação está em excesso ou escassez em seu TCC. Parágrafos inteiros sem vírgulas, erros de pontuação ou uso inadequado de palavras maiúsculas ou minúsculas podem atrapalhar na compreensão do texto.


4. LER EM VOZ ALTA

A leitura em voz alta do seu TCC pode ajudá-lo a enxergar erros e/ou a melhorar pontos mal escritos do trabalho, já que você passa a focar mais nos detalhes de cada parte 

Correção Gramatical Ortográfica TCC Monografia
Revisão Ortográfica e Gramatical de TCC Monografias